segunda-feira, 1 de setembro de 2008

CORPO, TECNOLOGIA E IDENTIDADE: PRESSUPOSTOS PARA A CRIAÇÃO DO FIGURINO CONTEMPORÂNEO.

(foto - arquivo)


Paulo Vinicius Alves


Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma reflexão, dentre várias outras possíveis, que deve anteceder a criação do figurino na cena contemporânea. Ao me debruçar sobre as artes cênicas, percebo que a cena contemporânea, sobretudo nos trabalhos de teatro e dança-teatro, estabelece muitas vezes a dramaturgia corporal como o seu principal viés de construção artística. Dessa forma, para se falar em figurino contemporâneo devo, primeiramente, falar em outros elementos que devem ser pensados antes da criação da roupa-figurino: o corpo, a tecnologia e a identidade. Tal reflexão foi estimulada pelas leituras das obras Culturas e artes do pós-humano da pesquisadora Lúcia Santaella e de Corpo modificado, corpo livre? de autoria da Kênia Kemp.

O corpo: um suporte em simbiose com a tecnologia



O corpo é o primeiro elemento a ser resgatado na discussão teórica e prática do processo de criação. É ele que vai estabelecer um diálogo efetivo com o figurino. O estudo do corpo contemporâneo é de extrema importância porque é sobre ele que se ergue toda a construção artística. O corpo é o suporte da roupa-figurino e, independente do estilo e formato das criações, sempre a composição (corpo x figurino) estará produzindo signos e significados que serão interpretados pela platéia correspondente, ou seja, como nos define a semiótica, que estuda as linguagens verbais e não verbais de qualquer discurso, tudo o que estará em cena estabelecerá um significado.
Embasado pelos estudos de Lúcia Santaella, posso afirmar que o corpo humano hoje não mais se define independentemente da sua relação com a tecnologia. Posso inclusive definir o corpo humano contemporâneo como uma combinação homem x máquina. Isso se deve pela presença da tecnologia nas mais diversas atuações do corpo, ou seja, desde a utilização de meios tecnológicos pela indústria têxtil na concepção de novos tecidos e materiais utilizados nas roupas, quanto nos procedimentos de modificações corporais estimulados pela tecnologia. O corpo humano hoje está totalmente relacionado com a tecnologia nas mais diversas áreas de atuação, seja na saúde, na estética, no campo intelectual ou na criação artística. Lúcia Santaella estabelece a idéia das múltiplas realidades do corpo, ou seja, enquanto o corpo se relaciona com a tecnologia, ele está sob uma nova realidade, “dada a aceleração das transformações tecnológicas que necessariamente trazem conseqüências para o estatuto e a realidade do corpo humano” (SANTAELLA: 2003, Pág. 200). Dentre todas as realidades que ela apresenta no capítulo 8 de seu livro Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura, destaco duas realidades que serão importantes para essa reflexão: o corpo remodelado e o corpo protético. Segundo Lúcia, ao definir o corpo remodelado, o corpo humano pode ser modificado pela utilização da tecnologia desde as práticas simples como ginásticas e dietas alimentares quanto às práticas mais complexas como as cirurgias plásticas estéticas ou corretivas, ou seja, “trata-se do corpo construído com técnicas de aprimoramento físico” (SANTAELLA: 2004, Pág. 98). A outra realidade possível do corpo, relevante para esta reflexão e para a compreensão da relação do corpo com a tecnologia, é definida por Lúcia como o corpo protético. Como corpo protético, ela nos define todos os corpos alterados pela colocação de próteses, desde as mais simples, como as lentes corretivas para os olhos e as próteses dentárias, quanto as mais complexas, como a implantação de membros artificiais ao organismo e os implantes de órgãos artificiais, isto é, “é o corpo ciborgue, híbrido, corrigido e expandido através de próteses, construções artificiais, como substituto ou amplificação de funções orgânicas” (SANTAELLA: 2004, Pág. 98).
O corpo humano não é mais apenas uma natural combinação de órgãos, glândulas e esqueleto, mas também uma combinação de toda sua natureza com a integração de processos tecnológicos que constituem o corpo biocibernético, isto é, um corpo apresentado por Lúcia como o corpo em simbiose com as mais diversas tecnologias de ponta.
Quanto às idéias de Kênia Kemp, me aproprio de dois conceitos que também se referem à relação do corpo com a tecnologia: as modificações invasivas e as modificações não-invasivas. No seu livro Corpo modificado, corpo livre?, Kênia compartilha da mesma idéia que Lúcia Santaella ao dizer que o corpo contemporâneo pode ser classificado como um ciborg, ou seja, um corpo que sintetiza a combinação do organismo com a máquina. As modificações não-invasivas, segundo ela, são todas e quaisquer alterações pelas quais o corpo passa e que são reversíveis, isto é, modificações corporais pelo uso de roupas, maquiagens, tinturas de cabelo, esmalte para unhas, etc. Tais modificações podem remodelar um corpo temporariamente e sem modificar agressivamente o corpo e “constituem um importante campo de investigação em que podemos perceber o corpo como construção social” (KEMP, Pág. 41). Quanto às modificações invasivas, Kênia cita a prática de tatuagens, a colocação de piercins, alargadores de orelhas, implantes de próteses e cirurgias plásticas no geral. Modificações como essas podem remodelar o corpo muitas vezes de forma irreversível e ou agressiva, porém “o indivíduo consome as inúmeras formas de modificação corporal na expectativa de melhorar sua interação social” (KEMP, Pág. 66).
Essas classificações, tanto as de Lúcia quanto as de Kênia, são de extrema importância para se pensar no corpo do ator/bailarino na cena contemporânea. O corpo, sendo o suporte para a roupa-figurino e não sendo mais um organismo que existe independente da tecnologia, deve ser revisitado como um novo objeto de estudo. Várias novas possibilidades de aproveitamento desse corpo poderão ser exploradas através da roupa-figurino, já que, por um lado, o figurino é “tudo aquilo que cobre o corpo do ator quando ele está em cena”, como define a pesquisadora Amábilis de Jesus na sua dissertação de mestrado Para evitar o “costume”: figurino-dramaturgia. Por outro lado, as modificações que o corpo do ator pode sofrer por conta do figurino são também novas propostas que serão abordadas num segundo momento desta pesquisa. Por enquanto a possibilidade do estudo do corpo e sua relação com a tecnologia é o alvo central da presente reflexão e deverá satisfazer um dos objetivos do presente texto.

A identidade: um veículo de significação das convenções.


A identidade é antes de qualquer coisa um processo. Ela é construída e reconstruída constantemente em relação a vários fatores, tais como influência do meio, história pessoal e condições de escolhas. Nesse aspecto existe uma relevante produção intelectual que discute a relação entre o indivíduo e a sociedade. (KEMP, Pág. 28)
Outro objetivo pertinente a esta fase da pesquisa é a relação desse mesmo corpo, em simbiose com a tecnologia, com as questões referentes à identidade. A linguagem corporal codifica padrões que podemos defini-los como tipos de comportamento. A linguagem do corpo emite significados que são interpretados pelo Outro e, a partir daí, somos enquadrados em padrões ou grupos específicos, o que podemos definir, desde os primórdios das civilizações, como convenções. Posso inclusive remeter a reflexão das linguagens corporais à idéia de persona, ou seja, a máscara social que escolhemos para “atuar” em determinado setor da vida. A idéia de persona também gera a idéia de ator social, ou seja, estamos constantemente representando papéis nas mais diversas áreas do campo social, ocupando “cenários” e contracenando com “coadjuvantes” diferentes. Tais considerações são bastante complexas e podem ser aprofundadas, porém aqui nos cabe apenas o objetivo de entender que o corpo é o mais importante veículo difusor do nosso discurso pessoal e que as mensagens que ele instaura nas relações inter-pessoais o identifica segundo os códigos dessa mesma linguagem.
O “texto” falado pelo corpo nos delata tão intensamente ao ponto de ser determinante e revelador da nossa identidade. Estando o corpo contemporâneo permanentemente obrigado a dialogar com as ferramentas tecnológicas, dessa forma, a própria tecnologia ocupa um lugar de unidade de medida para se definir o padrão social do ser humano. Pensar a tecnologia também é tarefa necessária ao refletir sobre a identidade, pois ela está intensamente presente no corpo dos seres humanos, interna ou externamente, seja nas modificações sofridas pelo corpo humano, como plásticas, próteses, dietas e implantes, ou nas modificações que o corpo sofre pelos elementos descartáveis, também provenientes da tecnologia, como roupas, acessórios e adereços, como mostram as reflexões citadas de Lúcia Santaella e Kênia Kêmp.
Ao corpo do artista, apesar de treinado, também pode-se aplicar a análise comportamental. As escolhas corporais que atores e bailarinos adotam para estabelecer a comunicação, bem como os tipos físicos desses profissionais nos remetem à determinados padrões estéticos, comportamentais, sociais e também psicológicos. Tais padrões estão diretamente definindo signos que vem a construir uma identidade específica. Quando estamos no teatro, assistindo a um espetáculo de teatro ou dança-teatro, observamos que o corpo dos atores/bailarinos “fala” tão alto quanto o texto verbal. A análise dessa linguagem, bem como suas relações com a tecnologia, também nos define signos, diretos ou complexos, que comunicam e se enquadram também em determinada opção artística, ou seja, também identifica a identidade desse discurso.
A cultura do corpo, tão presente desde a passagem do século XX para o XXI, aliada às técnicas de remodelamento corporal, vem se intensificando na atualidade e são características pelas quais também podemos definir certos padrões de comportamento. A subjetividade contemporânea se manifesta no próprio corpo humano e, por isso, estar concentrado nos cuidados com o corpo é hoje um fator característico da sociedade atual.

A roupa/figurino vestindo o corpo contemporâneo.



A partir da constatação de que o corpo do artista passou a ser o próprio objeto da sua arte, imprimindo na dramaturgia do corpo o principal conteúdo do seu discurso, posso afirmar que o figurino na cena contemporânea tornou-se tão necessário quanto o próprio corpo.
A roupa/figurino apresenta significados desde as mais simples referência de época quanto às propostas conceituais mais complexas de leitura. Em todos os casos, o figurino vai estar, indispensavelmente, dialogando com todos os elementos que compõem a cena.
O que observo, na maioria dos trabalhos de teatro e dança da contemporaneidade, é que o que está em cena, mais do que um personagem, é o próprio artista se mostrando e se revelando diante do público. O artista está presente inteiramente no seu discurso, dessa forma, o figurino deverá estabelecer um perfeito diálogo com seu suporte, o corpo, e para que isso seja realmente possível deve-se saber sobre o que vai ser dito, por quem, como e por que. Essa é uma missão importante do figurinista.
È justamente nessa esfera de problematização que as questões sobre o corpo, a tecnologia e a identidade devem preceder a criação de uma roupa/figurino que cobrirá um veículo que há muito deixou de ser meramente explicativo e que passou a ser, sobretudo, provocativo e questionador: a cena contemporânea.





Referências:



KEMP, Kênia. Corpo modificado, corpo livre? São Paulo: Paulus, 2005.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTAELLA, Lúcia. Corpo e comunicação. São Paulo: Paulus, 2004.
SILVA, Amabilis de Jesus. Para evitar o “costume”: figurino-dramaturgia. Dissertação (Mestrado em teatro), Florianópolis: UDESC, 2005.

Nenhum comentário: