domingo, 28 de março de 2010

BREVES IMPRESSÕES SOBRE O FESTIVAL

Neste ano, em função dos meus projetos que estréiam em Abril e por estar em cartaz com CHICLETE & SOM, vi bem menos espetáculos do que nas edições anteriores. Também estive distante dos buchichos e confusões sempre presentes no Festival. Para mim foi um período de muito trabalho paralelo.
Ao contrário do ano passado, que escrevi sobre alguns espetáculos separadamente, farei agora um resumo dos principais trabalhos que assisti e que valem à pena comentar.

(VIDA - foto divulgação)
Vi a estréia da Companhia Brasileira, o espetáculo VIDA. Como já disse aqui no blog, gosto muito do trabalho do diretor Márcio Abreu, sempre presto muita atenção em como a palavra é trabalhada na dramaturgia. A forma de como o texto é interpretado pelos atores é uma preocupação recorrente nos espetáculos do Márcio. Apostos frisados, repetições constantes e uma maneira cotidiana de fazer a palavra caber na boca dos atores, já são marcas registradas na Companhia. As soluções criativas quanto à encenação também são elementos que me chamam muita atenção. Desta vez, o cenário foi grandioso com direito a parede de fundo móvel e outras revelações. A Companhia Brasileira fará uma nova temporada de VIDA em Abril, quem não conseguiu ver no Festival, não perca.


(TILL - foto divulgação)

Outro grupo que procuro não perder é o Galpão. Desta vez os mineiros trouxeram TILL, A SAGA DE UM HERÓI TORTO. O espetáculo originalmente foi feito para a rua, mas no Festival foi adaptado também para a Ópera de Arame. É sempre muito bacana ver as qualidades técnicas e criativas do Galpão, pois sempre os trabalhos são feitos com muita qualidade, porém acho que nós, o público, também gostaríamos de ver os atores do Galpão em um lugar de maior risco, um lugar menos confortável do que este que nós já sabemos que eles sempre tiram de letra.

(NÃO SOBRE O AMOR - foto divulgação)

NÃO SOBRE O AMOR da Sutil Companhia, espetáculo super elogiado pela crítica e ganhador de vários prêmios importantes, se apresentou na mostra Fringe. A encenação é genial, combina um cenário fabuloso com projeções fantásticas e uma iluminação brilhante. Porém, na minha opinião, a dramaturgia é um ponto bem fraco no espetáculo e fez com que a performance dos atores não ultrapassasse a qualidade de um texto bem dito e só.


(IN ON IT - foto divulgação)

IN ON IT da Companhia dos atores, dirigida por Enrique Dias, é tão brilhante quanto A GAIVOTA, último espetáculo do Enrique que vi. Pouca tecnologia teatral, muito trabalho de ator, dramaturgia brilhante e direção impecável são os pontos altos do espetáculo.


(SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOR - foto divulgação)


SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOR, monólogo de Beth Goulart, me emocionou muito pelo grande elogio à minha escritora favorita. É uma bela interpretação de Clarice, fundamentada sobre uma pesquisa bastante rica. Enquanto encenação teatral não ultrapassa nenhum lugar conhecido, mas gostei muito de ter visto.



terça-feira, 16 de março de 2010

FESTIVAL DE CURITIBA 2010


Começa hoje o 19º. Festival de Curitiba que trará até o dia 28 de Março mais de 300 espetáculos para a cidade. Na Mostra oficial 2010 serão apresentados 26 espetáculos, 07 são estréias nacionais e 01 internacional. Na mostra Fringe, companhias e grupos de todo o país se apresentarão em vários teatros da cidade.
Na edição do ano passado tive a oportunidade de postar aqui no blog indicações dos artistas curitibanos. Neste ano, em função do tempo corrido e dos trabalhos que estou envolvido, não tive a mesma disponibilidade de tempo para organizar as postagens e realizar os convites. Porém, na medida do possível, escreverei sobre os espetáculos que me estimularem para isto.
Por enquanto, indico os espetáculos que integro a equipe e que se apresentarão no festival.
.
CHICLETE & SOM
(CHICLETE & SOM - foto de Emannuel Pixer)
.
O espetáculo dirigido por Nina Rosa Sá, volta nesta nova temporada no mesmo teatro em que estreamos, no TUC, dentro da mostra de Pequenos Conteúdos. Eu, Rúbia Romani, Uyara Torrente e Pablito Kucarz, o elenco do espetáculo, estaremos renovando toda a energia que investimos na temporada de estréia em Novembro de 2009. Para quem ainda não viu, vale a pena, esta talvez seja a nossa última temporada em Curitiba.
O TUC fica na galeria Julio Moreira s/n no Largo da Ordem.
DIAS:
20/03 AS 12h
21/03 AS 20h
22/03 AS 14h
23/03 AS 23h
24/03 AS 14h
27/03 AS 2Oh
Informações pelo telefone (41) 8405-7095
.
NERVO CRANIANO ZERO

(NERVO CRANIANO ZERO - foto de Denis Lelo)
.
O espetáculo dirigido por Paulo Biscaia Filho com a Cia Vigor Mortis, volta no Festival com Leandro Daniel Colombo no papel do doutor Bartolomeu Bava. Na primeira temporada a personagem era uma doutora, Barbara Bava, interpretada pela atriz Simone Martins. O elenco traz ainda Michelle Pucci e Rafaella Marques que originalmente integravam o espetáculo. É uma ótima produção, minha primeira parceria como cenógrafo da Vigor Mortis.
NERVO CRANIANO ZERO será apresentado no Teatro da Caixa Cultural, rua Conselheiro Laurindo 280, no Centro de Curitiba.
DIAS:
17/03 AS 18h E 21h
18/03 AS 18h E 21h
Maiores informações: http://www.vigormortis.com.br/
.
MANSON SUPERSTAR

(MANSON SUPERSTAR - foto de Chico Nogueira)
.
O musical documentário dirigido por Paulo Biscaia Filho, também com a Cia Vigor Mortis, volta no TEUNI com o mesmo elenco da estréia em Novembro de 2009. O ator Andrew Knoll ganhou o Prêmio Gralha Azul de melhor ator em 2009. Ainda no elenco estão Rafaella Marques, Leandro Daniel Colombo, Michelle Pucci, Ana Clara Fischer, Marco Novack, Carolina Fauquemont e Wagner Correa. Eu assino o cenário e o figurino do espetáculo.
DIAS:
22/03 AS 17h
24/03 AS 23h
25/03 AS 14h
26/03 AS 23h
27/03 AS 17h
O TEUNI fica no prédio histórico da Federal, Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba.
Maiores informações: www.vigormortis.com.br
.
Ótimo Festival para todos. A gente se encontra por aí.


segunda-feira, 15 de março de 2010

FIGURINO E CENA EM CAMPO GRANDE / MS


Dando continuação ao projeto de Oficinas de Criação Teatral, estive na última semana em Campo Grande / MS ministrando a oficina Figurino Cênico. O objetivo central da oficina foi apresentar os diversos processos de construção do figurino na cena contemporânea. O conteúdo prático visou o desenho de croquis, o figurino em espuma e a customização.
A oficina foi promovida pelo projeto INTERAÇÃO, realizado pela Fundação de Cultura de MS. O objetivo do projeto, que se estende até o final do semestre, é investir na capacitação dos artistas locais para que os conteúdos possam ser transmitidos e multiplicados por todo o Estado. A turma de alunos foi formada por 32 alunos, artistas das diversas áreas das artes cênicas, artes visuais e da dança. Os artistas, que foram previamente selecionados por afinidades de currículo, surpreenderam todas as expectativas com relação ao conteúdo ministrado na oficina de figurino.
Para mim foi um grande prazer estar durante os cinco dias em contato com uma turma tão bacana e dedicada. Sempre fico muito feliz em poder transmitir os conhecimentos adquiridos na duração de minha carreira e poder contribuir nesta área ainda tão carente de publicações e informações técnicas que é o figurino cênico.
Agradeço também a equipe de coordenadores da Fundação de Cultura por todo profissionalismo, carinho e dedicação ao me receber tão bem nesta primeira ida a cidade de Campo Grande. Entre todos profissionais envolvidos, agradeço especialmente o carinho, a atenção e a companhia de Lidiane Lima, Bia Marques, Márcio Veiga, Pietro Falcão e Renderson Valentim.
Bacana foi também saber que a produção cultural está em profundo crescimento no MS. Alguns projetos culturais do Estado, como os Pontos de Cultura, são iniciativas importantes para o desenvolvimento cultural e artístico do Estado.
Até o final do primeiro semestre de 2010, artistas e profissionais de diferentes áreas do teatro, da dança, do circo, da música e das artes visuais estarão contribuindo pra a realização do projeto INTERAÇÃO.
Vida longa e multiplicação ao INTERAÇÃO e muita sucesso aos artistas de Campo Grande e de todo Estado do MS.
Obrigado pela parceria.
.
Maiores informações sobre as oficinas do Figurino e Cena visite: http://oficinasdecriacaoteatral.blogspot.com/