segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Oficinas de Criação Teatral


Neste semestre, em Setembro, volto a ministras as minhas oficinas de criação teatral em dois formatos, assuntos e lugares diferentes. Sempre que posso procuro manter ativa a função como palestrante e oficineiro como uma das atuações que mais me dão prazer na carreira artística. Estou muito feliz por isso.

A primeira formatação é sobre o figurino cênico e será oferecida aos alunos do curso de formação de atores da Academia de Artes Cênicas Cena Hum. No programa da oficina estão desde os assuntos relacionados à história da roupa até as ferramentas de construção do figurino cênico na cena contemporânea, passando pelo figurino enquanto dramaturgia e pelas diversas linguagens de construção artística: o teatro, a dança, o cinema e a TV. Esta oficina é restrita aos alunos da escola e atua como parte do programa de ensino da Academia.

A segunda formatação ultrapassa os limites do figurino para falar também sobre as poéticas do teatro no século XX e será oferecida aos educadores da rede pública da cidade da Lapa, interior do Paraná. A oficina é parte do Projeto de preservação do Patrimônio Cultural da cidade que este ano é considerada a capital da cultura no nosso país. Tal projeto tem o patrocínio do Ministério da Justiça e da Prefeitura da Lapa. As inscrições também são restritas aos professores do município inscritos no projeto. O objetivo deste projeto é formar multiplicadores de conhecimento onde, durante o semestre, cada aluno deverá formatar um projeto individual em uma das áreas oferecidas no programa que será acompanhado pelo professor responsável.

Quem quiser manter-se informado sobre as oficinas de criação teatral, oferecidas pelo Figurino e Cena e ministradas por mim, pode consultar a agenda no endereço: http://oficinasdecriacaoteatral.blogspot.com/

2 comentários:

Thelma disse...

parabéns pelo lindo trabalho!
estou marailhada com tantas coisas belisiamas.

Figurino e Cena disse...

Obrigado Thelma, venha sempre que puder. Grande abraço, Paulo Vinícius.