sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

FESTIVAL DE CURITIBA - Começa o buxixo para o evento mais polêmico entre a classe teatral curitibana.


Os ingressos já estão a venda. Esse ano a bilheteria oficial foi instalada no Shopping Muller de Curitiba. Já existem filas.
Em cada roda ou encontro de artistas o assunto agora é o Festival de Curitiba. Entre indicações e apontamentos sempre existe as polêmicas e confusões. Todo ano tem. Mal começou a divulgação e todos os inscritos que encontrei estão muito incomodados. Por uma falha da organização, vários nomes de artistas foram publicados errados no jornalzinho do Festival. Alguns, tem seus nomes completos divulgados, totalmente desconhecidos do público que já se acostumaram com os seus nomes artísticos. Outros tiveram seus nomes publicados na função errada. Uma verdadeira loucura!
Entre achados e perdidos, o balanço do Festival sempre tem dois lados; um positivo e outro gerador de muita insatisfação para os profissionais que se apresentam. Por um lado, o Festival já é conhecido nacionalmente e faz de Curitiba a capital nacional do teatro no mês de março, pois são mais de 400 espetáculos em cartaz. Traz para a cidade um grande número de turistas, artistas, produtores e curiosos. Gera movimento. Muitos curitibanos, inclusive, só vão ao teatro na época do Festival. Por outro lado, devido ao grande número de espetáculos e pela ausência de qualquer apoio às produções, fazer com que o público opte em ver seu espetáculo ao invés de qualquer outro em cartaz, exige uma estratégia de marketing bastante eficiente.
Há também, durante o Festival, as revelações. São aqueles espetáculos que caem no gosto do público e que são divulgados de boca em boca pela cidade. Geralmente, esses valem a pena ver, porque vão ser comentados por muito tempo entre os artistas da cidade. Mas, há também aqueles bons espetáculos que não foram descobertos, que passaram desapercebidos pelo público que, na correria do entre e sai dos teatros, não conseguiu assisti-los.
Decidi escrever aqui no Blog sobre alguns espetáculos que assistirei na tentativa de fomentar a crítica teatral na cidade. Ainda não fiz minhas escolhas, mas espero encontrar entre a Mostra oficial e o Fringe, algumas opções que realmente valham a pena e que me estimulem na escrita. Também publicarei indicações dos atores, diretores e técnicos mais importantes da Cidade. Confiram em breve.
O Festival de Curitiba começa no dia 17 e vai até o dia 29 de março. Maiores informações pelo site http://www.festivaldecuritiba.com.br/
Existem opções para todos os gostos e preferências.
Se joguem! Talvez a gente se encontre.

2 comentários:

Leonardo Bressanini disse...

ACHO QUE A CLASSE TEATRAL CURITIBANA DEVIA FAZER GREVE DO FESTIVAL. ABAIXO TANTA QUANTIDADE!
SALVE A QUALIDADE!!!

Ruth Mezeck disse...

Vim aqui convidar-te para assistir "Dizinbolsa" um work in process de Dias Felizes de Samuel Beckett no Espaço Cultural FALEC nos dias 22,23,24 e 25.
Sou veterana atriz e blogueira no Rio de Janeiro. Criei o primeiro weblog de teatro no Brasil em dezbro. de 2001, o Teatro Etc & Tal. Visite-me quando puderes.
Je reviens. Parabens pelo blog Bem legal.