terça-feira, 6 de julho de 2010

CiaSenhas estreia HOMEM PIANO - UMA INSTALAÇÃO PARA A MEMÓRIA


HOMEM PIANO – UMA INSTAÇÃO PARA A MEMÓRIA é o mais novo trabalho da CiaSenhas de Teatro e a minha primeira parceria com a companhia. O resultado é proveniente de alguns meses de um delicioso trabalho com esses amigos queridos, artistas talentosos. Nas linhas abaixo, você poderá saber um pouco mais sobre o processo de criação e o desenvolvimento. Não deixe de ver, a entrada é franca, reserve seu lugar e aventure-se. Vale a pena! As fotos deste post são de Elenize Dezgeniski.
.

Neste espetáculo-instalação, ator e público compartilham o espaço-tempo do aqui e agora, e tecem juntos a memória de um homem, cuja história se constrói a partir de esquecimentos e lembranças coletivas.A pesquisa foi iniciada em 2008 no projeto “Narrativas Urbanas – interferências e contaminações” através do edital de Pesquisa em Linguagem Teatral promovido pela Fundação Cultural de Curitiba. Este projeto previa a investigação de fatos reais com repercussão na mídia, selecionados pelos atores. A idéia era problematizar informações midiáticas e conflitos humanos. No projeto inicial o ator Luiz Bertazzo pesquisa possibilidades de levar à cena a angustia de um Homem que perde a memória, vive a ausência de identidade e começa a se comunicar com o mundo através do piano.


A pesquisa se transformou em espetáculo contemplado agora pelo Prêmio Myriam Muniz. O processo de criação, para esta fase, começou em janeiro de 2010 e estréia dia 08 de julho com temporada até dia 18. Serão três apresentações diárias, às 16h, às 18h e às 20h.
Em seu formato final, “Homem Piano” ocupa a sede da CiaSenhas de Teatro e propõe a experiência da construção de memórias entre público e ator num espaço/instalação em que teatro, ficção e realidade se misturam. O público é conduzido pelo ator pelos três andares da sede. No percurso ele é convidado a recordar suas memórias mais felizes ou tristes e se quiser, ao final, poderá doá-las ao Homem Piano.



Neste trabalho a experiência da recuperação das memórias contempla a construção do ontem que reverbera no hoje e nos projeta para o amanhã. No movimento entre lembrar ou esquecer sugerido no trajeto do espetáculo surgem questionamentos e inquietações silenciosas: “Devo lembrar ou esquecer do afeto que me causa saudade, lembrar ou esquecer daquela humilhação inconfessável?”.
.
SERVIÇO:
HOMEM PIANO – UMA INSTALAÇÃO PARA A MEMÓRIA
08 A 18 DE JULHO (TODOS OS DIAS EXCETO DIA 14)HORÁRIOS: 16H, 18H E 20HLOCAL: CIASENHAS DE TEATRORUA SÃO FRANCISCO, 35 - CENTROFONE: 3222-0355ENTRADA FRANCA20 lugares por sessão
homempiano.blogspot.com
.
FICHA TÉCNICA
Uma criação compartilhada de Luiz Bertazzo e Sueli Araujo - Dramaturgia e Direção: Sueli Araujo - Ator: Luiz Bertazzo - Preparação Corporal: Cinthia Kunifas e Mônica Infante - Desenho de Som: Ary Giordani - Desenho de Luz: Fábia Regina e Victor Sabbag - Ambientação do Espaço Cênico: Paulo Vinícius - Figurino e Consultoria Visual: Amábilis de Jesus - Direção de Produção: Marcia Moraes - Assistência de Produção: Lígia Oliveira - Design Gráfico: Adriana Alegria -Fotografia: Elenize Dezgeniski - Consultoria de Vídeo: Luciana Barone - Realização: CiaSenhas de Teatro

Nenhum comentário: