segunda-feira, 20 de abril de 2009

MENOS EMERGÊNCIAS


(foto divulgação)

A Pausa Companhia surgiu no cenário curitibano em 2004 e é formada pelos atores Andrea Obrecht, Gabriel Gorosito, Pablito Kucarz, Renata Hardy e Rodrigo Ferrarini. Tem como proposta montar diferentes espetáculos com diretores convidados.
Menos Emergências tem texto de Martin Crimp e direção de Márcio Mattana.
Fui conferir, no último dia da temporada. Já tinha visto a primeira montagem e acabei gostando mais agora. O elenco está mais afinado, talvez mais acostumado, pois, se não me engano, essa foi a terceira temporada de apresentações. A atriz Cristiane de Macedo foi convidada para fazer uma substituição e, como sempre, estava muito bem em cena. Andréa Obrecht e Renata Hardy estão viajando.
O espetáculo mais visto da Pausa foi Aperitivos (2005), também dirigido por Márcio Mattana, porém vejo Menos Emergências como o trabalho mais consistente da companhia. Sua estréia aconteceu em 2007 no Teatro Novelas Curitibanas. Foi construído com pouquíssimos recursos cênicos. O elemento principal do espetáculo é o jogo dos atores com as palavras. Os atores contam três histórias e trazem no desenrolar dos acontecimentos um subtexto na interpretação que os acusa a uma proximidade com as personagens descritas. Sejam como contadores de histórias, personagens ou autores do texto que se desenrola diante da platéia, o que fica para nós é o jogo da cena. É bacana de ver porque é bem feito e nos prende a atenção.
Enfim, a temporada acabou, mas fica o registro de um trabalho sério e bem feito que, entre erros e acertos, faz da Pausa Companhia um grupo que a cada ano vem firmando na cena contemporânea.
Sucesso e vida longa ao trabalho da Pausa.

Nenhum comentário: